Se uma receita pedisse para você adicionar uma folha de louro, você atenderia à recomendação? Apesar de ser frequentemente retirada antes de servir o prato, essa folha resistente, mas sutil, é um ingrediente clássico da culinária mediterrânea há séculos. Entretanto, nos últimos tempos, alguns cozinheiros e entusiastas da gastronomia têm questionado se ela realmente adiciona algum sabor perceptível.
Será que têm razão? A resposta varia de acordo com fatores como a variedade da folha, sua frescura e até mesmo a sensibilidade do paladar, já que pesquisas indicam que nem todas as pessoas conseguem identificar seus sabores característicos.
Como é o sabor das folhas de louro?
As folhas de louro vêm do loureiro, uma árvore perene nativa da região do Mediterrâneo. Quando cozidas lentamente em pratos como ensopados e sopas, acredita-se que liberam um sabor complexo, descrito como uma combinação de notas de pinho, cravo, lavanda e eucalipto. É o que afirma Charles Spence, professor de psicologia experimental e gastrofísica da Universidade de Oxford, em um artigo de 2023 sobre o papel da folha de louro na culinária.
Apesar disso, os sabores sutis e amargos que emergem da folha podem ser difíceis de descrever até mesmo para chefs experientes. Muitos consideram sua contribuição mais como uma "presença invisível". "Meu irmão, que é chef, acredita que falta algo ao prato sem a folha de louro, mesmo que ele não consiga explicar exatamente o que ela acrescenta", comentou Spence à Live Science.
Para aqueles que não estão acostumados ao perfil de sabor da folha de louro, sua contribuição pode passar despercebida. Ethan Frisch, cofundador da empresa de temperos Burlap and Barrel, destacou que algumas pessoas podem achar que ela "não faz diferença", simplesmente por não reconhecerem sua influência sutil.
Além disso, a variedade da folha de louro também desempenha um papel importante. A espécie europeia (Laurus nobilis) é a mais comum em supermercados e receitas, enquanto a folha de louro nativa da Califórnia (Umbellularia californica) apresenta diferenças no aroma. "A folha californiana é um pouco mais cítrica e com notas de pinho, enquanto a mediterrânea traz um perfil mais mentolado e eucalíptico", explicou Frisch.
Independentemente da variedade, a folha de louro parece oferecer um toque especial para muitos pratos, mesmo que sua contribuição seja difícil de definir em palavras.
Fonte: LiveScience
0 Comentários