Homem encontra fóssil de Dinossauro no quintal de casa




Qual seria a sua reação se você encontrasse algo histórico no quintal de sua casa? O que você faria se você sem querer tropeçasse em algo e descobrisse o fóssil de um dinossauro?

Esse caso aconteceu com um morador de Pombal, Portugal, que acabou descobrindo o fóssil de um dinossauro durante a construção de sua casa, em 2017.

Com a descoberta, foi chamada a atenção de paleontólogos de Portugal e Espanha. O fóssil era de uma espécie de dinossauro chamada Saurópode, estima-se que ele tinha 12 metros de altura por 25 metros de comprimento e viveu há 150 milhões de anos, durante o período jurássico superior.


Devido ao bom posicionamento, o fóssil do dinossauro está totalmente intacto, e isso fez com que os paleontólogos ficassem muito mais esperançosos para encontrarem algo a mais para desenterrarem. As escavações estão acontecendo até hoje.

“Não é habitual encontrar todas as costelas de um animal assim, muito menos nesta posição, mantendo a sua posição anatômica original”, disse Elisabete Malafaia, Investigadora de pós-doutoramento. “Este modo de preservação é relativamente incomum no registro fóssil de dinossauros, em particular saurópodes, do Jurássico Superior Português.

Até agora foram encontrados vértebras e costelas do que eles acreditavam ser um saurópode braquiossaurídeo, entre os maiores animais que já existiram.

“A investigação na localidade paleontológica de Monte Agudo confirma que a região de Pombal possui um importante registro fóssil vertebrados do Jurássico Superior, o que nas últimas décadas tem proporcionado a descoberta de abundantes materiais muito significativos para o conhecimento das faunas continentais que habitaram a Península Ibérica. Península há cerca de 145 milhões de anos”, continuou Malafaia.

Ainda há muito trabalho para os paleontólogos fazerem sobre um dinossauro que pode ser o maior já encontrado até hoje na Europa.



Siga-nos no Google News
Seguir



Fonte: IFL Science

Postar um comentário

0 Comentários

';