Produzido pela NASA, o rover Perseverance pousou nessa quinta feira dia 18 de fevereiro em Marte. O rover que custa cerca de 2,4 bilhões de dólares, que na moeda brasileira ficaria em torno de 13 bilhões de reais já mostrou para o mundo que ele não é qualquer outro rover.
Após pousar na cratera Jazero em Marte, depois de quase sete meses de viagem o rover Perseverance já enviou suas primeiras imagens em preto e branco. As imagens foram feitas pelas câmeras de Prevenção de Riscos( Hazard Avoidance Cameras- HazCams), elas ajudam os controladores durante o manejo do robô.
Imagem/Nasa |
Muitos especularam sobre a falta de resolução das primeiras imagens feita pelo Perseverance, a Nasa explicou que quando o rover aterrissou no planeta vermelho, as tampas transparentes que protegem as câmeras ainda não tinham sido retiradas. Afetando assim as imagens capturadas pelo robô.
Imagem em alta resolução:
Imagem/Nasa |
As novas imagens fora enviadas para terra em alta definição. Nelas é possível ver o céu marciano e as rodas do rover caminhando no planeta vermelho, ao todo são dezenove câmeras acopladas no corpo da Perseverance.
Imagem/Nasa |
Marte estou chegando!
A agencia espacial americana também divulgou uma imagem colorida do rover chegando em solo Marciano. Na imagem é possível ver o local planejado para o pouso, a Cratera de Jazero que há bilhões de anos era um grande lago.
Imagem/Nasa |
Os cientistas escolheram esse local, pois acreditam que pode encontrar vestígios de vida no planeta marciano.
um pouco mais sobre o Rove Perseverance
Pesando cerca de uma tonelada, o rover Perseverance possui sete novas tecnologias uma delas é uma broca que pode retirar núcleos de rochas sem prejudicar o material, essa ferramenta foi desenvolvida especialmente para realizar essa missão em Marte. Estima-se que o veículo deve ficar em Marte por cerca de um ano marciano, o que equivale a 687 dias terrestres.
0 Comentários