Imagem NASA |
Nessa segunda, a agência espacial americana divulgou novas descobertas sobre a lua a partir do telescópio infravermelho Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA). Em uma coletiva transmitida no canal oficial da NASA no YouTube, a agência afirmou que o satélite natural possui mais moléculas de H₂O do que se imaginava antes.
Créditos de Imagem/NASA |
As novas descobertas não vão apenas contribuir sobre os conhecimentos que os estudiosos têm pela lua, mas também vai ajudar na preparação para enviar os astronautas de volta a superfície lunar em 2024 com o programa Artemis. Segundo Jacob Bleacher cientista chefe da Missão de Exploração Humana e Operações da NASA, explica que a água é bastante importante para os astronautas da missão, porém, é muito complicado transportar esse recurso para o espaço.
Água Lunar e sua Descoberta
Tudo foi graças ao equipamento SOFIA projetado em um Boeing 747SP modificado, mas a descoberta foi quase "sem querer". De acordo com a cientista da missão SOFIA, Nassem Rangwala disse durante a transmissão que a sua equipe estava apenas realizando alguns testes de observação da superfície lunar.
As moléculas foram encontradas no hemisfério sul da Lua na cratera Clavis. O telescópio também fez algumas observações antes da descoberta, confirmando a presença de hidrogênio na superfície da lua.
Os pesquisadores da NASA estimaram que a quantidade de água concentrada e igual a uma garrafa de líquido com 355ml que está espalhada por toda superfície do satélite natural da terra. No entanto, existe um ponto de interrogação nessa descoberta, segundo o diretor da divisão de astrofísica da sede da NASA em Washington, Paul Hertz afirma que não se sabe ao certo se a água encontrada na lua poderá ser consumida pelos astronautas. Para desvendar esse mistério a agência vai utilizar o Volatiles Investigating Polar Exploration Rover ou VIPER que tem como o principal objetivo explorar e investigar a superfície lunar.
Como pode ter água na lua?
Em um estudo publicado no site Nature astronomy, aponta que é possível acontecer vários fatores que levaram ao desenvolvimento de moléculas de água na lua. Dentre as causas podemos destacar o impacto de micrometeoritos que carregam uma porcentagem pequena de H₂O quando é exposta a uma reação química provocada pelos ventos solares.
0 Comentários