Parentes tirando foto com um falecido |
Na aldeia de Tana Toraja em Sulawesi do Sul, na Indonésia, possui um costume peculiar que envolve desenterrar os mortos. Esse é o festival Ma' nene, um ritual que acontece anualmente durante o mês de agosto e que possui como o principal objetivo levar paz eterna aos falecidos.
Desde os tempos antigos o sepultamento é uma forma de preparar a pessoa que morreu para passar da forma física para o espiritual. Além disso, o sepultamento também é uma forma dos familiares e amigos despedirem do ente querido, mas os povos da Aldeia de Tana Toraja realiza uma tradição bem diferente, na qual consiste em limpar e trocar as roupas dos seus entes falecidos e fazer uma seção de fotos com para guardar de recordação para as futuras gerações.
De acordo com a tradição, uma pessoa morta só pode ter o descanso em paz se retornar para sua terra de origem e visitar sua antiga moradia. O mais curioso desse festival, é claro além de utilizar pessoas mortas é que o corpo deve fazer apenas uma trajetória em linha reta.
Para alguns isso seria um desperdiço de dinheiro, mas para eles é apenas uma maneira de melhorar o descanso eterno do falecido. Os Torajans passam o ano toda economizando suas finanças para o festival de Ma'nene, ele compram roupas, limpam o corpo, trocam o caixa para que o corpo continue preservado. Além disso, se o morto fosse alguém muito importante ou muito rica enquanto estava vivo, maior e mais elaborada será a cerimônia.
Para muitos a morte pode ser algo apavorante e triste, mas para os Torajans é apenas uma nova etapa de sua vida alcançada, transformando a morte em uma cerimônia de comemoração a um ente querido.
0 Comentários