Esse caso ocorreu em 13 de março de 1997 nos Estado Unidos, no qual pessoas afirmam ter avistado vários fenômenos ufológicos, como luzes e objetos não identificados nos céus do estado de Arizona, Nevada e no estado Mexicano de Sonora.
Nessa noite as pessoas se juntaram para assistir à passagem do Cometa Halle Bopp, desse modo havia um número considerado de olhares apontados para o céu, até aí tudo bem. A noite começou a ficar agitada após 19:30 as 22h30 minutos, entre esses horários a multidão testemunhou vários avistamentos de luzes que cintilavam por todo céu de Phoenix e o mais interessante disso é que algumas cidades vizinhas já haviam relatado casos similares, no qual luzes misteriosas também sobrevoou sobre os arredores de Phoenix.
Tanto que antes dessas luzes aparecerem, por volta das 18:55 avistaram um objeto voador em formato de “V” ou Bumerangue com 5 luzes brilhando sob ele. Disseram que ele era bem grande, comparando com um Boeing 747 e fazia um barulho bem suave.
Duas horas depois, por volta das 20horas moradores de Prescott Valley ligaram para a polícia e Bombeiros informando sobre o que viram, em seguida já na cidade de Dewey, mais moradores chamavam os oficias por telefone tentando explicar o que ocorreu, dizendo que viram Óvnis em “V” passando sobre o céu. Já as 20h45 os objetos não- identificados tinham desaparecidos só deixo curiosidades entre a população.
- Comunicado oficial dos Militares
Após a noite cheia de Shows de luzes e com a pressão de várias pessoas inquietadas a Base Aérea de Luke informou para a população sobre os supostos “Óvnis”, no comunicado os oficiais da força aérea disseram que tudo não passou de um simples treinamento militar com aeronaves Thunderbolt A-10 e que as luzes seriam sinalizadores lançados durante um treinamento. De acordo com o porta voz da Guarda Aérea Nacional o Capitão Drew Sullins, comentou que tinha oito caças em treinamento ao sul de Phoenix, liberando sinalizadores luminosos a uma altitude de 5.000 m. Além disso, os pilotos liberaram todos os seus sinalizadores após os treinos, por isso que a multidão viu muitas luzes e confundindo assim com UFOs.
A resposta do Governador
O governador do Arizona, Fifi Symington, convocou a imprensa no dia 19 de julho para avisar que investigará o que aconteceu naquele dia. Mais tarde ele convocou outra vez a impressa para dizer o que tinha realmente acontecido. Dessa forma, durante a coletiva o chefe do gabinete entrou para fazer o comunicado trajando uma fantasia de alienígena, isso sem dúvida deixo todo mundo com raiva. Symington reafirmou que não passava de uma missão de treinamento da Força aérea e encerrou o caso ali. Por mais que muita gente tenha aceito essa explicação, ainda sim continuo a deixar dúvidas e mistério no ar. Tanto que The Arizona Republic publicou um artigo refutando o comunicado Militar, dizendo que as Luzes de sinalização não podem se mover sincronicamente e nem mesmo cai em direção ou chão e subindo com altas velocidades e mais, muitas pessoas relatou o acontecimento bem antes do horário dos supostos sinalizadores serem lançados. “Mas isso seria apenas o começo dos debates e controvérsias, o que faz das luzes de Phoenix um dos maiores e mais polêmicos casos de avistamento de UFOs da história”, comentou um dos articulistas do Arizona Republic.
Após a poeira abaixar o governador Fifi Symington retornou a falar sobre o assunto e dessa vez ele fez uma grande revelação. Symington, que zombou do ocorrido em Phoenix admitiu ter avistado o objeto não-identificado. Ele comentou na CNN e Fox News que ficou “Aterrorizado” com o que viu, mas ele acrescentou que não pode falar sobre isso pelo fato de estar em uma autoridade governamental. Ele também comentou em uma entrevista com a Jornalista investigadora Leslie Kean que se tivesse que fazer isso outra vez, com certeza faria diferente.
“Ele era enorme e inexplicável. Quem saberia de onde ele veio? Muitas pessoas o viram, e eu o vi também. Foi muito dramático. E não poderia ter sido tochas militares, porque era muito simétrico. Ele tinha um perfil simétrico, com uma forma constante.”
“Sou um piloto e conheço praticamente todas as máquinas que voam. Isso era maior que qualquer coisa que eu já vi. Este fato ainda permanece um grande mistério. Outras pessoas também viram; pessoas responsáveis. Eu não sei porque as pessoas ridicularizariam isso.”
Entrevista com o jornal The Daily Courier
Eai pessoal! O que acharam desse caso? Será que realmente são fenômenos ufológico ou um simples treinamento militar. Bem, eu já tenho minha conclusão mas vou deixar vocês tirarem a sua. Não esquecem de compartilhar e curtir as nossas redes sociais. Até breve!